quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A Lira Assassina de Orfeu - Fernanda Verdasca Botton

A Lira Assassina de Orfeu
Bernardo Santareno e os intertextos de O inferno
Fernanda Verdasca Botton
(Doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Professora de Teoria Literária, Literatura Brasileira e Portuguesa da Universidade do Grande ABC)

ou
ou pelo e-mail: todasasmusas@gmail.com
 

Um comentário:

  1. Com a paciência e rigor beneditinos de pesquisadora vocacionada Fernanda Verdasca Botton localizou, leu e discutiu os textos referidos por Santareno. Sua Lira Assassina de Orfeu encanta-nos à medida que o lemos. Ainda mais desbastada, nessa versão da tese, do rumor farfalhudo e da sombra soporífera das folhas acadêmicas.

    Trata-se da dramatização de um julgamento, em que o leitor, convidado a fazer parte do júri, deve seguir atentamente o processo, pelas mãos e argumentos de Fernanda Verdasca Botton – nossa guia, à Dante, aos infernos de Santareno.

    E, quando o Juiz de sua consciência indagar quem é o culpado pelo crimes perpetrados – a Sociedade ou a Genética – dê seu veredicto.

    Sem nenhuma razoável dúvida. Como a desejava Santareno. Para que seu espírito, conflituosa e dolorosamente dilacerado entre o marxista e o psiquiatra, pudesse, catolicamente, repousar em paz no dia 30 de agosto de 1980.

    Francisco Maciel Silveira (Do prefácio)

    ResponderExcluir