segunda-feira, 13 de novembro de 2017

II Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos

Dia 17/011, a partir das 10:00 horas ocorrerá o II Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos, que neste ano, contará com uma mesa redonda cujo tema central será: "II Guerra Mundial, África e Refugiados".
Além disto, em homenagem ao Mês da Consciência Negra, o evento também terá a participação do grupo Batuclagem Diversas, com a contação de história da biografia de Dandara, esposa de Zumbi dos Palmares.
Para fechar com chave de ouro, será realizado o lançamento dos livros: Memória dos PaladaresDireitos Humanos no chão da EscolaEducação, Ética e Regime Militar no BrasilArtes, Diversidades e afins; e Neblina sobre trilhos, além dos documentários Seja Mais e Neblina Sobre Trilhos.
PROGRAMAÇÃO

10:00 horas - Especial Mês da Consciência Negra: Biografia de Dandara

11:00 horas - Mesa redonda: II Guerra, áfrica e Refugiados

13:00 horas - Lançamentos 
PALESTRANTES:

Marcos Costa
Título: 
Memória Discursiva e Cultura Afro-Brasileira
Assistente social pela PUC/ SP e foi coordenador do Centro de Referências (Cidade Tiradentes) da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo.


João Paulo Avelãs Nunes
Título: A Segunda Guerra Mundial (1939-1945): da violência genocidária à defesa dos direitos humanos
Professor Auxiliar e Diretor do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes  da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Fernando Tavares Pimenta
Título: Da África para a Europa: refugiados da descolonização europeia: uma visão de conjunto
Doutor em História e Civilização pelo Instituto Universitário Europeu de Florença e Investigador do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa .

DEBATEDORA

Ana Maria Dietrich
Professora da UFABC e foi pesquisadora do Centro de Estudos de Antissemitismo (Universidade Técnica de Berlim) com pesquisa sobre Nazismo e II Guerra Mundial.

MODERADOR

Ivan Felipe de Almeida 
Professor da UFABC e foi pesquisador visitante na Universidade de Illinois em Urbana Champaig (UIUC) com pesquisa sobre Democracia e Desigualdade.
SERÃO ENTREGUES CERTIFICADOS DE HORAS COMPLEMENTARES
CLIQUE PARA INSCREVER-SE
UFABC SÃO BERNARDO DO CAMPO-  ALAMEDA DA UNIVERSIDADE, S/N -  AUDITÓRIO 002, BLOCO BETA.
Educação em Direitos Humanos
Universidade Federal do ABC - UFABC
Telefone:(11) 3356-7023


Nenhum comentário:

Postar um comentário